1.26: Dentre esses milhares de canais, setenta e dois são descritos. Do mesmo
modo, dentre esses dutos da força vital, dez são ditos principais.
1.27: Idâ e pingalâ, sendo sushumnâ o terceiro; e, além desses, gândhârí, hastijihvâ,
pushâ, yashasvini...
1.28: ... alambushâ, kuhû e shankhinî - o décimo - são mencionados. Os yogins
devem sempre compreender essa rede (cakra) composta de canais.
1.29: ldâ localiza-se no lado esquerdo; pingalâ localiza-se no direito. Sushumnâ fica
ao centro, enquanto gândhârí fica no olho esquerdo.
1.30: Hasti-jihvâ fica no olho direito e pûshâ no ouvido direito, enquanto yashasvinî
fica no ouvido esquerdo e alambushâ, na boca.
1.31: Kuhû fica no lugar do pênis (linga) e a shankhiní no lugar do ânus. Existem,
portanto, dez canais, (cada um dos quais está] ligado a um orifício.
1.32: ldâ, pingalâ e sushumnâ estão ligados ao caminho da força vital. Os [dez]
conduzem sempre a força vital [e são associados, cada qual a seu modo, com] as
divindades da lua (soma), do sol e do fogo.
1.33: Prâna, apâna, samâna, udâna e vyâna são os "ventos" [principais]. Nâga,
kûrma, kri-kala, deva-datta e dhanam-jaya [são os tipos secundários da força vital
no corpo].
Comentário: Esses dez nomes são termos técnicos do Yoga que não se prestam
facilmente à tradução. Representam os diversos aspectos ou funções da força vital
manifesta no corpo humano.
modo, dentre esses dutos da força vital, dez são ditos principais.
1.27: Idâ e pingalâ, sendo sushumnâ o terceiro; e, além desses, gândhârí, hastijihvâ,
pushâ, yashasvini...
1.28: ... alambushâ, kuhû e shankhinî - o décimo - são mencionados. Os yogins
devem sempre compreender essa rede (cakra) composta de canais.
1.29: ldâ localiza-se no lado esquerdo; pingalâ localiza-se no direito. Sushumnâ fica
ao centro, enquanto gândhârí fica no olho esquerdo.
1.30: Hasti-jihvâ fica no olho direito e pûshâ no ouvido direito, enquanto yashasvinî
fica no ouvido esquerdo e alambushâ, na boca.
1.31: Kuhû fica no lugar do pênis (linga) e a shankhiní no lugar do ânus. Existem,
portanto, dez canais, (cada um dos quais está] ligado a um orifício.
1.32: ldâ, pingalâ e sushumnâ estão ligados ao caminho da força vital. Os [dez]
conduzem sempre a força vital [e são associados, cada qual a seu modo, com] as
divindades da lua (soma), do sol e do fogo.
1.33: Prâna, apâna, samâna, udâna e vyâna são os "ventos" [principais]. Nâga,
kûrma, kri-kala, deva-datta e dhanam-jaya [são os tipos secundários da força vital
no corpo].
Comentário: Esses dez nomes são termos técnicos do Yoga que não se prestam
facilmente à tradução. Representam os diversos aspectos ou funções da força vital
manifesta no corpo humano.
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